quarta-feira, outubro 04, 2006

Eu cá sou natural do Algarve e tu?

Vamos lá a saber uma coisa, existe alguma cidade chamada Algarve, cuja a existência os algarvios desconheçam?
Deve haver certamente, porque os telejornais portugueses referem-na muito.
Portanto um cano rebentou em Cinfães mas se for aqui em Olhão é “no Algarve”. Uma peça vai estrear no D. Maria, se for aqui é “no Algarve”...
O que é isto de no Algarve?! Barlavento? Sotavento? Lagos? Portimão? Faro? Freguesia de Quelfes? De Loulé?
Será que nos mapas a que os jornalistas têm acesso não existem cidades, nem aldeias, nem vilas no Algarve? Só existe uma grande palavra a atravessar o território que diz “ALGARVE”?
Aliás porque é que não passam a referir-se à nossa região como simplesmente “lá em baixo”? Ai espera isso eram duas palavras a mais...
Cada vez que vejo e oiço a Clara de Sousa a dizer “no Algarve” dá-me vontade de lhe dar uma chapada na cara! Qual Algarve? O que é isso de no Algarve?! Hã? HÃ?! Portanto as coisas ocorrem ali mais ou menos naquela zona entre Sagres e Castro Marim é?
Só existe uma situação em que os jornalistas especificam o local de que a notícia trata: praia! Quando é para falar de praia já interessa saber o que é onde.
Não sei se as outras pessoas das outras terras, que têm direitos de menção, reparam nesta idiotice mas se não reparavam tentem reparar agora. Portanto hoje o Francis Obikwelu veio ao Algarve... Mas veio onde?! Bem, podemos excluir Olhão que eu por aqui não o vi. Já só falta mais uma centena de terras agora...

CHESB

12 comentários:

lottemay.beedell disse...

Acontece o mesmo com o Alentejo...
Vi uma vez uma noticia da "comercial" TVI que dizia "homem morto a facada no Alentejo"... mas onde exactamente no Alentejo? Nem diferenciaram o baixo do alto alentejo... acontece que o sucedido ocorreu numa terrazinha chamada Odemira... ora assim ficamos mais esclarecidos... Odemira é Odemira... não é uma terra chamada Alentejo. Acontece que tudo que fica de Lisboa para baixo é conhecido como o Algrave ou o Alentejo... e até mesmo já aconteceu confundirem o Algarve com o Alentejo... f***ing ignorants...

Migas-o-Sapo disse...

Ah... mas iso é mais raro, com o Algarve é que é. E Odemira não é propriamente uma terrazinha, é vila, cabeça do maior concelho da Europa.
Respondendo à pergunta "o que é o Algarve?", digo o seguinte: é a província mais a Sul do Território Continental, com uma área de cerca de 5071,6 quilometros quadrados. Os reis a seguir a Dom Afonso III inclusive intitulavam-se "Reis de Portugal e do Algarve" (ou "Algarves", depois da conquista de Ceuta) mas, na realidade, nunca houve nenhum Reino do Algarve. Curiosamente, o Algarve é a única província que tem indicação nas tabuletas das auto-estradas. De facto, há mesmo muita gente, principalmente estrangeiros mas também portugueses, que, por incrível que pareça, acreditam que existe uma localidade chamada Algarve. Não é tão descabido de todo, Holanda é o nome de uma região daquilo a que os Holandeses chamam Países Baixos e Grécia é o nome de uma pequena aldeia na Ática, por exemplo. Claro que, no fundo, a situação aqui é diferente e completamente absurda.
Queres esbofetear a Clara de Sousa? Também eu, embora não saiba quem seja, força nisso! Mas irritante irritante são aqueles pacóvios de Lisboa ou do Porto que chegam aqui e põem-se a dizer "lá em Portugal tal e coiso" ou telefonam para casa a perguntar "aqui no Algarve tudo bem, como é que vai isso aí em Portugal/Lisboa/Porto/Raio Que Os Parta?" É incrível mas já ouvi muita gentinha dizer isso.
Esse gajedo idiota que se deixe de tretas e que especifique e nos pare de desprezar!Isto não vale nada mas merece alguma consideração!

K1111 disse...

Afinal não estou só nesta minha indignação geográfica/linguistica! Venha o abaixo assinado! XD
Um blog sobre o nosso Olhão moças! Vai já para os favoritos! :)
Migas, a Clara de Sousa é aquela senhora loira, de cabelo curto, que era casada com o Francisco Penim e que apresenta o jornal da noite da SIC de vez em quando.
CHESB

Migas-o-Sapo disse...

Ah, já sei quem é. Obrigado pela informação. :) Acredito que há muita gente que se queixa do mesmo. Nós não estamos sós! Abaixo-assinado já!

K1111 disse...

O melhor melhor, como eu aprendi hoje mesmo numa interessantíssima aula de Cultura Portuguesa,é que se não fosse o Algarve, Portugal não tinha subsistido como país e hoje faríamos todos parte da nossa vizinha Espanha!! Por isso a mim parece-me que esses idiotas que habitam "Portugal" deviam-nos ter em melhor consideração porque o Algarve não é só para passar férias; é uma região onde existem imensas cidades, vilas e aldeias e não apenas as praias de Vilamoura e arredores!!

Maria das Patacas

Anónimo disse...

...e quando sabem que moramos nesta "localidade" que se chama Algarve, dizem logo: "que sorte! Férias todo o ano... isso é só praia..."

Por favor, digam lá onde coloco a assinatura.

Vim cá através do blog "onossoolhao" e moro em Pechão, quer dizer, no Algarve!

Migas-o-Sapo disse...

É, o Professor Rosa Mendes é muito peculiar, hehehe! Ó Maria, nem me digas isso! Só de pensar que eu podia ser agora castelhano até me dá arrepios!
É, é verdade! Muitos chegam aqui e dizem que nós temos sorte por estarmos ao pé de praias e discotecas e o raio que os parta mas esquecem-se que nós também temos de trabalhar. Mais: que nós trabalhamos para que esses pacóvios tenham férias. Eu até sou capaz de nem pôr os pés na praia ou onde quer que seja só para os evitar.
Por amor de Deus! Este país necessita urgentemente dum saneamento mental!

K1111 disse...

Praia todo o ano... Até parece que isto para aqui é o Brasil!

CHESB

K1111 disse...

Ai que felicidade ler a minha língua! Passo tanto tempo em Faro que até me esqueço da minha língua materna. Ai... Sim porque eu quando digo por exemplo "Mosse má já ná copes?!" oiço-me a dizer "Então já não há copos?" Reconheço a língua mãe quando outros conterrâneos se dirigem a mim.

CHESB

Anónimo disse...

Vêem o Algarve como "paraíso de férias", mas depois não lhe dão o devido valor. Basicamente consideram Lisboa e Porto como Portugal e o resto é paisagem... Sempre ouvi comentários estúpidos k "somos" os mouros e k o Alentejo é o deserto... Mas o k é certo é k os camelos todos os anos fazem o mm percurso!
Tb adorei ouvir o prof Rosa Mendes referir na aula k se n fosse o Algarve, Portugal n teria sobrevivido o cerco de Castela! Mas disto ninguém se vai lembrar...
Bem, tenho familia no Barlavento Algarvio, mais precisamente em Aljezur, por lá não passou o Obikwelu, eu xtou em Faro (Monte Negro)e tb n o vi!!! lol

Migas-o-Sapo disse...

Nós somos mouros mas esses gajos são uma cambada de galegos. Agora quanto ao Alentejo... bem... de facto agora já se vai mesmo começando a tornar num deserto mas eu faço intensões de contribuir para lutar contra essa tendência.
Essa dos camelos é boa! lolololololololololol
Eu não sou muito adepto dessa teoria do Professor Rosa Mendes. É certo que seria muito mais difícil evitar ataques pelo Sul mas estes aconteceram por mar várias vezes e ainda cá estamos para contar como foi. Não creio que seja boa estratégia invadir o hipotético "Portugal Sem Algarve" pelo Algarve. O terreno é muito acidentado na extrema desta província com o Baixo Alentejo. Não é que as serras sejam muito íngremes e rigorosas, daquelas que vemos nos desenhos animados e n'"O Senhor dos Anéis", de montanhas ponteagudas e com neve nos cumes, mas há uma vasta tira de território que divide as duas províncias que tem constantes picos e depressões e isso desgastaria qualquer exército. As invasões eram preferentemente feitas a partir da Galiza, visto que aí as serras se erguem altas e terríveis mas a partir de terrenos com alguma frequência relativamente suaves; pelas Beiras, acompanhando os vales dos grandes rios, como o Tejo; e pelo Alentejo, visto que tanto a Peneplanície do Alto Alentejo como a vastíssima Planície Dourada (a do Baixo Alentejo) não permitem que se consiga oferecer grande resistência. De facto, a resistência aparece muitas vezes já próxima de Lisboa! Lembremo-nos que os rebelde absolutistas, durante a Guerra do Remexido (primeira metade do século XIX) nunca conseguiram ir muito além para Norte das serras de Monchique e do Caldeirão.

Anónimo disse...

E no que concerne á previsão meteorologica? É assim em todos os canais: Norte - Porto para cima Centro - Coimbra Sul - lisboa Setubal...Já alguem viu o mapa de portugal que eles usam???? é que eu olho para o mapa e dividindo aquilo em três a realidade que observo é outra. Enfim.....