quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Casos (i)reais da vida académica

Como sou nova nestas andanças da vida universitária, acho estranho muitos comportamentos que, enfim, o resto pessoal já está habituado. Bem diziam “A Universidade é um mundo totalmente diferente”, mas eu pensava “Ah, não deve ser assim tanto né?”, mas se calhar até estava enganada. Essas diferenças são bem visíveis nos comportamentos insólitos de alguns professores…

Caso insólito nº1 – Professor Feliz
O facto deste senhor ter esta alcunha não é estranho. Aconteça o que acontecer, faça chuva ou faça sol, chova sangue ou chovam sapos, este senhor tem sempre a mesma fronha parola, com um sorriso rasgado de orelha a orelha e anda sempre aos pulos como um coelho pelos corredores da escola. Sempre feliz, despreocupado e saltitante, este prof é capaz de coisas como:
Aluno: Ó psor, temos que fugir do edifício porque está a haver um incêndio!
Professor Feliz: Ah, ah, ah, eu vou ali, ah, ah, ah, para o meu gabinete, ah, ah, ah, pensar nisso, ah, ah, ah!
Insólito, não?

Caso insólito nº2 – Professor assustado
Este senhor, coitado, deve sofrer de uma fobia qualquer. Esteja onde estiver, ele tem sempre que andar colado a uma parede. É vê-lo a vaguear pelos corredores da escola encostado às paredes e às portas, com os olhos esbugalhados, sempre à espera que na próxima esquina esteja alguém com uma caçadeira na mão preparado para o matar. Como são as suas aulas? Não faço a mínima ideia, mas um rumor malvado diz que o senhor passa as aulas encostado ao quadro parecendo que tem medo que os alunos lhe atirem uma dolorosa bola de papel…

Caso insólito nº3 – Casal lunático
Um casal de professores que trabalham juntos não podia dar boa coisa de certeza. Ora veja-se uma das consequências. Certo dia o professor decide dar teste à sua turma. Chega a hora, o professor escreve os exercícios no quadro e como tem assuntos para tratar chama a sua mulher para vigiar a prova. Até aqui tudo bem, não fora o facto de a mulher ter olhado para os exercícios e ter dito:
- Ai, eu acho que ele não vos deu esta matéria…
Nisto começa a apagar os exercícios e a colocar outros novos em seu lugar. Os alunos incrédulos ficaram todos enrascados. Quando o professor volta e vê o desplante da sua querida mulher, a coisa deu para o torto e começaram a discutir em plena sala de aula, perante os alunos.
Bem, é como se diz “Em discussão de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

Caso insólito nº4 – Professor labrego
Este senhor, que dá desenho, tem a capacidade de conseguir fazer malabarismos impressionantes tais como fazer um desenho de régua e esquadro, de pernas em cima da mesa, ao mesmo tempo que retira com a unha, os restos do almoço do meio dos dentes. Mais palavras para quê?

Bem, aqui ficam alguns exemplos dos comportamentos das pessoas responsáveis pela nossa educação e preparação para a vida futura. Belos exemplos? Talvez! Exemplos a seguir? Não, de certeza…

Maria da Patacas

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenham medo, tenham muito medo...eles andam aí... Eu cá na minha xcola tbm tenho mt bons malucos... :P