terça-feira, junho 28, 2005

Colete retroreflector à prova de bala

Eu gostava de saber para quê toda esta azáfama em volta do uso obrigatório dos coletes retroreflectores (amarelos ou laranjas, e homologados por uma lei qualquer da CEE) em caso de paragem do veículo (só de noite acho eu) e a sua consequente presença no automóvel? Eu digo-vos uma ou duas coisas sobre coletes retroreflectores:

* Ficam já a saber que a legislação aplica coimas mais pesadas a quem tem o colete no veiculo e não o usa do que a quem não tem o colete de todo. O meu palpite é que é uma taxa extra pela estupidez. Já estou a imaginar o diálogo com o polícia:

- Ora então o que é que se passou aqui?
- Ah tive um furo.
- Então e não tem colete?
- Colete…erm… não.
- Não? Então o que é aquilo ali no banco de trás?
- Aquilo é…a minha tolha de praia.
- Aquilo? Amarelo florescente?
- É. Eu sou um doido nos tons senhor guarda! É que passo-me com florescente! Quer ver os meus boxers? São verdes florescente!

* Outra coisa que me intriga é este uso obrigatório do colete como se isso fosse salvar a vida a alguém. Vocês têm por acaso a ideia de qual é o maior perigo nas estradas portuguesas enquanto pedestres? Levar com uma pedra, levantada por um carro a 120 km/h, no meio da córnea! Agora expliquem-me como é que um colete brilhante nos vai salvar disso.

* E por último... oh meus amigos se um condutor que venha lúcido não conseguir ver um carro com os quatro piscas de certeza que não vai ver um colete desses. E um condutor bebâdo vai julgar que chegou a uma discoteca e que vocês são o sinal luminoso à entrada.

Quem me dera a mim que falta de coletes luminosos fosse o maior problema da condução em Portugal.

CHESB

1 comentário:

Anónimo disse...

E há quem tenha o colete nos bancos... tst tst tst. Azeiteiro cm tudo.