sexta-feira, junho 03, 2005

O top dos tops

Ontem descobri para espanto meu que a revista mais vendida em Portugal (logo suponho que lida também, se bem que com os portugueses nunca se sabe...) é a Maria. Ora isto a mim deixou-me sem forcinhas sequer para continuar a andar, não fosse eu estar sentada. No meu entender a imprensa escrita nacional encadeava-se do seguinte modo:

Algarve +
Brisas do Sul
A Dica
TV7Dias

E era isto meus amigos.
Num primeiro lugar estrondosamente merecido a revista que trata e retrata o Jet 7 algarvio. Ou que ao menos se esforça para encontrar um. Quantas vezes folheando a dita cuja não vou de encontro a caras familiares (ou quiça até a minha!) nas muitas fotos das discotecas espalhadas pelo Algarve. Até me chego a sentir Jet7. Ou Jet6... algo nessa área.
Num segundo lugar não menos dignificante Brisas do Sul. Esse jornal esforçado e de linha editorial mais que definida (consoante o partido no poder) que nos traz as últimas novas politicas do Sul. Façam um pequeno teste e confirmem por vós! Abram o jornal (que também não é assim tão grande) ao calhas, várias vezes. Desafio-vos a encontrar uma página que não fale da excitante vida politica algarvia!
E num terceiro lugar em nada degradante, um terceiro lugar de sobeja importância, a Dica. Acabei de acordar há cerca de 10 minutos e estou em trajes menores e completamente despenteada e cheia de fome mas se não fosse isso já teria ligeirinha corrido até ao correio e sacado a Dica. Pergunto-me o que estará hoje em promoção… É de encher o âmago saber que hoje estreia o Star Wars III e que podemos assisti-lo com a barriguinha reconfortada com as Lidl ChoCookies a 0.85 € e a beber Bongos a custarem menos 0.03 € que no Modelo! Sim que os preços da comida no cinema são uma roubalheira…
And last but not least. TV7Dias. Vá… eu deixo-vos adivinhar porque a tenho no meu super hyper top.
Já está?
Vá agora para as poucas pessoas que não conseguiram adivinhar ou que (sacrilégio!) não lêem a TV7Dias.
Por causa da crónica do Castelo Branco.
Preciso de dizer mais?
Não me parece mas eu digo na mesma. É sublime, é literariamente impecável, é ouro sobre azul, é das coisas mais lindas que li até hoje.
O estilo, o artificio complicado mas extraordinariamente bem sucedido da rima, a inundação de adjectivos e advérbios, os darlings e os bichas, o conteúdo por vezes tão profundo, que lágrimas me afloram aos olhos só de me recordar. O título diz tudo. Pérolas a Porcos. Mais exacto que isto só se se chamasse Cocó (experimentando aqui as dicas desses grandes humoristas da blogueira, Gato Fedorento. Segundo eles “cocó” desperta a risota geral. Funcionou?).
Ao ler a crónica do Castelo Branco o mundo inteiro parece que pára e é a ler essa mesma crónica que descubro que as minhas ideias sobre a falta de revisores na TV7Dias são infundadas. Há pelo menos um. De certeza. Ou as crónicas desse grande senhor nem legíveis seriam. Ele há um de certeza! É mau mas está lá! Perdoem a injúria TV7Dias. Estou muito envergonhada.

CHESB

3 comentários:

Anónimo disse...

olha lá, diz-me que é por puro sarcasmo que tu dizes k tas MESMO surpreendida que as revistas mais vendidas sejam essas... Então não sabes que o nosso pais é tudo baseado nas fofocas e no mal que vai a vida dos outros?!?! as pessoas acham isso MUITO FIXE (acredita no que te digo) e vai lá o tempo em que as novelas conseguiam captar toda a atenção... so espero mm que seja puro sarcasmo... bjao************

K1111 disse...

Nope. Os tugas ainda me surpreendem.

Anónimo disse...

Mas isso são revistas? Eu pensava k portugal só tinha duas revistas, "Visão" e "Super Interessante".

E pk é k a minha CHESB fica sempre sozinha "indahouse"?