terça-feira, abril 19, 2005

Serviço Público - a história interminável.

Imaginei este diálogo entre um comum cidadão de 83 anos e um colaborador da função pública (que é o termo técnico para manga de Alpaca...)

- Boa tarde!- diz o Comum Cidadão, aproximando-se do guichet de “Informações & Banalidades” (nome oficial).

- Tem que tirar senha. Não sabe ler?- diz Manga de Alpaca.

- Mas não está ninguém à frente...

- E o que é que eu tenho a ver com isso? O sistema é igual para todos!!

- Ah, prontes...- (Cidadão volta atrás e retira com imensa dificuldade senha de máquina vermelha ferrugenta) - Agora já posso ser atendido?

- O número da sua senha já foi chamado?

- Não...

- Então o que é que lhe parece? Mau... PRÓXIMO! Do que é que precisa?

- Eu queria uma declaração...

- Ah- interrompe Manga de Alpaca, com os olhos a brilhar de antecipação- declarações é no andar de cima.

- Ahhh... não me pode dar um jeitinho? É que com a artrite custa-me subir escadas...

- O sistema é igual para todos! Dou-lhe um “jeitinho” a si, dou a toda a gente e depois é uma balbúrdia!

- ...

Passada meia hora Comum Cidadão aproxima-se de novo, mas desta feita, tal qual cão de Pavlov, retira senha. M.A. olha de soslaio C.C. (juro que isto foi coincidência...) e murmura algo como “E logo agora que ‘tava quase a ganhar este emocionante jogo de Solitária...”

- Seguinte...- M.A.

- Olhe, eu só precisava de saber onde é que assino esta declaração?- C.C.

- Assinatura? Deixe ver aqui no book: “Função Pública para Totós”... Ai aqui não diz nada sobre isso... Vai ter de esperar pela “Doutora”...

- E quando é que a doutora chega?

- A doutora saiu mais cedo, e entra de férias na Segunda-feira... Agora só daqui a três meses...

- Mas eu tenho que entregar isto daqui a um mês, ou perco a recandidatura* para a reforma...

- Coitadinho... Olhe, ponha-se mas é na alheta que já são 11 horas e tou a trabalhar há quase 1 hora... isto é inadmissível até na função pública dos países do 3º mundo... ainda por cima levantei-me às 9:45 pa tar aqui às 10... moro no lado de lá da estrada... tá claro que cheguei atrasado...

The End

* recandidatura para a reforma - se nunca ouviste falar é porque não recebes reforma... Realmente estas leis da UE tão a apertar os calos da malta...

Cc- a gaja da conspiração

Sem comentários: