quarta-feira, setembro 22, 2004

O Gil...da Gil...

Ora bem estava eu no outro dia a cultivar-me assistindo ao "A alma e erm...qualquer coisa...", o programa do José uma cena dessas Saraiva, que nesta maravilhosa edição tratava nada mais nada menos da vida do Frei Gil! Ou melhor, "A história do Gil, do Diabo e do Deus." Já tá tudo a gritar de excitação?
Tenho de confessar...fiquei impressionada. Ora o Gil, esse ganda maluco, caiu numa do Diabo que "não sei quê e coiso e tal assina aqui com o teu sangue que és um homem feliz. Vende-me a tua alma que isso é fixe e tá bué na berra!"
O Gil naquela de..."Ya. Qual é o mal né?" (pfffffffff, otário). Mudança RADICAL de planos. Em vez de ir lá para Paris estudar a Teologia e ser muito católico, ficou em Toledo a desfrutar o "bling bling " e as gajas boas. Felicidade suprema. Mas (que quando a malta tá na boa vem sempre o MAS em caps lock.) o Gil não conseguia dormir. O Gil tava triste. Deus andava a dar insónias e pesadelos perturbadores, envolvendo lanças a trespassar o coração, ao Gil. Sendo assim à falta desses medicamentos revolucionários para dormir ( e analgésicos também que levar com uma lança...doi!) o Gilinho decidiu deixar-se de estroinices.
Mas quem o poderia ajudar nesta senda?
Aqui entra em acção não outra senão Nossa Senhora! Como se de um super-heroí se tratasse. E o que é que ela faz? Por estranho que pareça consegue de algum modo (a minha aposta é em "duvidoso") o papel que o gajo assinou e dá-o ao nosso Gil para ele destruir, não olvidando o "tst, tst, tst assinar sem ler....e sem legal advice!"
Bizarro, pensei eu, Nossa Senhora negociando documentos oficiais com o Diabo? Não foi nada disto que me ensinaram na catequese.
Mas deixei passar. Até saber que não era a primeira vez que ela fazia isto! Não senhor! Parecia procedimento comum. E aí meus amigos levantou-se a poeira e dela surgiu a questão que ninguém queria ver.
O que será que Nossa Senhora fazia para recuperar os tais contratos infernais?
Surgem várias imagens que explicam o porquê da poeira em volta do assunto no entanto a conclusão é óbvia.
Não existe tal coisa como Paraiso e Inferno. O que existe é um cadeia de favores de influências! Um antro de corrupção e jogos politicos! Uma Camara Municipal de Felgueiras! O suposto irreversivel é bem reversível com a cunha certa ou o advogado espertalhão! ( Neste caso ambos.)
Foi o que esta pequena história nos ensinou. Embora, segundo o professor Saraiva a lição a tirar é que estamos sempre a tempo de nos emendar, blá blá blá...
Por isso criançada, vejam a RTP2 e stay safe, stay away from the bofes!
CHESB

1 comentário:

Soulless Jack disse...

Eu logo vi que ela não podia ser virgem!
Acho que tens muita razão nessa cena da corrupção.Se virmos bem temos padres a comer o rabinho a criançinhas e a pedir dinheiro para igrejas que nunca mais estão acabadas!Eles estão na verdade a alimentar esse ciclo de corrupção que é a religião!
Fiquem bem.