sexta-feira, março 04, 2005

Ondas que duram e duram... - parte II

Ora bem, após a criação das personagens base ( e básicas) da trama vêm as outras. As secundárias. Essas devem lidar com problemas profundos (se possível vários ao mesmo tempo) e cuja resolução e discussão interessa à socidedade. Aqui ficam alguns exemplos:

- Uma teenager pobre (que se veste como rica. Vestem-se sempre. Mesmo os mais pobres,) cuja mãe está a morrer de cancro da vesícula e que tem de trabalhar para sustentar os 6 irmãos, a mãe obviamente inválida e a avó alcoolatra e aquele pequeno-almoço de luxo que tomam todos os dias (IMPORTANTE: Todos os intervinientes/familias comem pequenos-almoços de luxo. Os pobres com pão, bolo, queijo e café. Os ricos com croissants, requeijão/marmelada/compota de qualquer espécie, café, sumo de laranja e uma série imensa de bolos e coisas de gente rica como...talheres.). No entanto exposta a isto tudo deve conseguir tirar boas notas na escola para conseguir um melhor futuro para a familia que se montou nas suas costas. Além disto tudo ainda se prostitui e apanha SIDA na primeira oportunidade. Esta é uma optima escolha visto abordar várias questões muito pertinentes ao mesmo tempo.

- Um rapagão jogador de Futebol Americano que é homesexual e que é homofóbico. Tudo ao mesmo tempo. Dorme com vários rapazes mas logo em seguida maltrata-os e chama-os maricas e tal e dá-lhes uma carga de porrada. Como podem ver é violento. Bate nos pais e tem um processo na Associação protectora dos animais por bater/sodomizar o cão. Na escola leva porrada dos professores e do treinador. Tem um piriquito com conjuntivite.

- Uma cleptomaniaca que é alérgica aos metais preciosos e ao perfume do seu namorado muito rico. A futura sogra odeia-a porque ela é feia e no entanto consegue ser mais bonita que ela, e faz-lhe uma perseguição desenfreada até a pôr na prisão. Já na prisão conhece uma rapariga que queria muito andar na escola mas que é pobre demais para isso e que está presa há 5 anos por ter roubado um chupa-chupa e um paposeco. Ai a cleptomaniaca repensa as suas prioridades e decide encetar uma vingança desenfreada e sem limites contra a sogra maldita e o namorado que a esqueceu e a trocou por uma mulher mais velha que por acaso é professora na escola e que tem um um filho que não sabe onde deixou.

- Um drogado que só pensa em se drogar (os trocadilhos da Xú começam a afectar o meu raciocínio) . É orfão mas a meio da cena descobre que afinal não é e que tem uma mãe que trabalha no bar ao lado da escola a lavar o chão e um pai que é director da policia judiciária. Gosta de queimar coisas. Vai preso por ser encontrada a queimar o saco da heroína que consumira 30 segundos antes. Lá o pai descobre que é o pai e descobre também que a mãe do puto morreu à cerca de 30 minutos com uma intoxicação provocada por um detergente que vai lixar a vida ao dono do bar e ao um outro casal, cujos pais são rivais, qualquer.

Todos estes exemplos são obviamente ricos em susbtância e dão à boa, ao espanhol e ao tótó muitas razões para empunhar cartazes e gritar slogans.

* Todas as personagens secundárias devem viver perto da escola de modo a se poderem locomover mais rapidamente para a mesma e para o resto dos cenários que são todos ali ao pé.
* Casa de gente pobre é decorada muito foleiramente. A sala parece saida daquela série rasca com o Michael J. Fox com a famelga e o quarto dos filhos parece a feira. Casa de rico por sua vez é igualmente decorada foleiramente mas com coisas foleiras mais caras.
* O bar ao lado da escola tem uma decoração que fica entre uma sala de chuto e um infantário.
* O tal sitio onde a malta pratica um desporto qualquer deve ter piscina e balneários para os espectadores poderem ver as personagens em roupa de banho e roupa interior e ver como elas são lindas e jeitosas e como eram modelos antes de entrarem na novela.
* As roupas das personagens secundárias devem ser escolhidas de modo a chamar a atenção logo é necessário vesti-los com coisas brilhantes, de cores vivas e que combinem muito mal de modo a fazer um contraste que cegue o espectador. A bijuteria segue o mesmo critério.
* Ninguém é amigo de ninguém e toda a gente é amiga de toda a gente. Só a boa, a má e o espanhol têm direito a melhores amigos. O resto fala mal de todos nas costas deles e em matilha têm tendência para acusar pessoas que não fazem mal a uma mosca das coisas mais barbáras, sem um pequeno vislumbre de fundamento. Apenas porque sim. Estas coisas horrendas normalmente foram efectuadas pela má.
* Trocam de pares constantemente de preferência de um modo a que o espectador fique baralhado e surpreso com as novas combinações.
* Coroando tudo isto têm objectivos de vida e principios morais completamente estúpidos e irreais a comandar as suas vidas e dizem muitas frases feitas. Não têm uma personalidade fixa.

Misturem tudo e criem a vossa própria novela foleira! Misturem! Agora!

CHESB

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